JPG Bota 728x90
Os benefícios do chá de hibisco | TheGirls+
Os benefícios do chá de hibisco

Os benefícios do chá de hibisco

O chá de hibisco proporciona vários efeitos no organismo, por conter uma alta concentração de antocianina (pigmento da família dos flavonoides), que favorece uma ação antibacteriana, diurética, hepatoprotetora (protege as células hepáticas). O chá também é antioxidante, anti-hipertensivo, anti-inflamatório (combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções) e inibidor da agregação plaquetária (coágulos do sangue). Por causa desses agentes, o organismo deixa de acumular muitas toxinas.  

Muitos estudos relacionam a quantidade de substâncias antioxidantes presentes no chá. Essa concentração se modifica, dependendo da forma de apresentação da erva seca, do extrato seco e liofilizado. A capacidade antioxidante, revelada em alguns estudos, estão na concentração de hibisco entre 5 a 150 µg/mL. A nutricionista, Patrícia Cruz afirma que um dos principais mitos acerca do chá de hibisco é sua ação emagrecedora. Não há evidências cientificas que apontem seu uso para esse objetivo, porém, sua ação antibacteriana e anti-hipertensiva é bem descritiva.

Os benefícios do chá de hibiscoImagem: Reprodução/Divulgação

Fertilidade

Segundo a especialista, “é preciso ter cautela com relação ao hibisco comprometer a fertilidade, pois quase todos os estudos foram conduzidos em ratos fêmeas, mostrando uma atividade anti fertilidade. No entanto, nenhum estudo foi extrapolado para mulheres. Por isso, não há consenso de quanto é o consumo recomendado.” – reforça a nutricionista, Patrícia Cruz.

Contraindicações

Não há contraindicações claras do hibisco. É importante lembrar: a pessoa que irá consumir não deve apresentar intolerância aos principais componentes da planta. Portanto, ao comprar, é preciso ficar atento à procedência do produto.

Um beijo,

assinatura-thegirlsplus

Comentários

Comentários